Batismo nas águas – Imersão

Reverendo Milton Santana

O QUE É O BATISMO? – UMA ORDENANÇA QUE O SENHOR JESUS DEIXOU À SUA IGREJA DIZENDO: IDE, PORTANTO, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO; ENSINANDO-OS A GUARDAR TODAS AS COUSAS QUE VOS TENHO ORDENADO. E, EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DO SÉCULO (MATEUS 28:19, 20).

QUEM DEVE SER BATIZADO?

Todos os que recebem a mensagem do Evangelho, crêem em Cristo como o Salvador e o recebem como Senhor de suas vidas como aconteceu no dia de Pentecostes após a pregação do apóstolo Pedro relatado em Atos 2: 37-38 – ouvindo eles estas cousas compungiu-se lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Obs.: Quando se fazia referência do Batismo em nome de Jesus Cristo era referente à ordenança que Jesus deixou.

O BATISMO É UMA VEZ SÓ!

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo (Efésios 4:5). – Não importa onde ou por quem foi batizado, desde que esteja dentro dos padrões bíblicos, ou seja, oficializado por um Ministro do Evangelho, por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo após aceitação de Cristo como Senhor e Salvador não poderá ser submetido a outro batismo, pois, assim fazendo, estará negando a Cristo e a sua Fé um dia declarada diante de Deus e das testemunhas.

OBS: Algumas igrejas heréticas consideram que somente o batismo por elas efetuado é que são certos e induzem os crentes que delas venham a participar a serem batizados novamente para participar dos seus trabalhos.

ATRAVÉS DO BATISMO, O BATIZANDO PODERÁ SE ASSIM O DESEJAR, TORNAR-SE MEMBRO DA IGREJA ESTANDO DE ACORDO COM A SUA PROFISSÃO DE FÉ E SE DISPOR A SER UMA TESTEMUNHA DE JESUS E SER MEMBRO ATUANTE NO CORPO DE CRISTO, DANDO UM BOM TESTEMUNHO, SENDO DIZIMISTA FIÉL DA OBRA DE DEUS E TUDO FAZER PARA O CRESCIMENTO DA OBRA DE CRISTO (IGREJA) E SUBMISSO ÀS AUTORIDADES DA IGREJA E DO PASTOR QUE A LIDERA.

Os batismos narrados no Novo Testamento levam à irrefutável conclusão de que eles aconteceram sob a forma de batismo por imersão. Entre os exemplos que podem ser mencionados destaca-se principalmente o batismo a que o próprio Jesus pessoalmente se submeteu (Mateus 3:16; Marcos 1:9-10). Bem como, o eunuco que foi batizado por Felipe (atos 8:36-39) A expressão “sair da Água”, encontrada em todas estas três referências, portanto, não deixaria a menor sombra de dúvida de que Jesus realmente teria sido batizado por IMERSÃO. Idêntico raciocínio para o batismo do etíope por Felipe (Atos 8:39).

PORQUE JESUS SENDO O MESSIAS, O FILHO DE DEUS, SEM PECADO FOI BATIZADO POR JOÃO BATISTA?

João foi o precursor, o enviado, para vir preparando o caminho do Messias, batizando o povo em água por imersão no rio Jordão e fazendo discípulos. A princípio João relutou com Jesus dizendo: Eu é que devo ser batizado por ti e tu vens a mim?(Mateus 3:14), mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o admitiu (Mateus 3:15).

O BATISMO POR IMERSÃO SE ENCAIXA NO SIMBOLISMO DE SEPULTAMENTO OU DE SER ENTERRADO COM CRISTO E RESSUSCITADOS COM ELE. Ou seja, quando descemos às águas do batismo, somos sepultados à semelhança de Cristo, e, ao emergir ressuscitamos à semelhança de Cristo para o seu reino e nos tornamos mantenedores, promovedores da sua Obra e testemunhas vivas do seu poder (Romanos 6:1-4), (Colossenses 2:12).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s